Em Escrevivendo o leitor-internauta poderá ler, ou reler, contos e crônicas de minha autoria, sobretudo os já publicados nos meus livros: "Um lugar muito lá,", "Vento nas Casuarinas", "Menina com flor", "O infinitivo e outros males", e "Onde dormem as nuvens".
Além desses, publiquei o infantil "Toda criança merece ter um bicho".
A cada duas semanas, um texto será colocado e ficará aberto à leitura, às criticas, às sugestões e, quem sabe, aos elogios dos leitores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Entra na Fila!

Entra na fila!
                        
                    Bom, pra Argentina a gente perde até no futebol, é ou não é? Quá! quá! quá!  Essa foi boa, hein? 

- A senhora é dona Ângela?
- Qual o assunto, senhor?
- Por favor, eu queria...
- Entra naquela fila ali.
- Mas eu só queria...
- Mas é naquela fila ali, faz favor. Se o senhor preferir, volta amanhã às dez. A agência abre às onze.  Vai ter menos gente.
- O problema é que eu...
- O senhor dá licença.  O próximo!...

- É nessa fila aqui que...
- Desculpe, mas não é comigo não.  Fala com aquele moço ali, ó!  Ele informa o senhor.
- Mas a funcionária daquela outra mesa me mandou...
- Aí já é com o gerente.
- Onde que eu posso achar o gerente?
- Agora ele tá ocupado. O senhor tem conta com a gente?  O senhor é VIP, Especial ou comum?
- Pode deixar.  Onde é a fila dos “saldo zero”?
- O caso do senhor deve ser naquela fila que tá fazendo volta lá atrás do segundo balcão.  Mas é rapidinho.  Enquanto isso vai lendo esse folheto.  Se o senhor quiser fazer alguma aplicação, meu nome é Valente, fala comigo, hein!  E obrigado pela preferência!

- Por favor, o Valente me mandou falar com o senhor...
- Ô Valente!  Pô, vê se resolve as coisas, cara!  Tudo eu, tudo eu!  O senhor queria o que mesmo?
- É o seguinte. Essa carta aqui...
- Xi, rapaz, troço complicado isso aí... Fala com o gerente, que ele resolve.
- Quem é o gerente?
- D. Neide! Seu Mauro foi almoçar, não foi?
- É. E depois vai visitar uns clientes.
- Volta mais tarde. Quem sabe o senhor dá sorte?  O senhor tem aplicação conosco?  Tendo, é só telefonar.  Sabia que o nosso banco é o mais informatizado da América Latina? Só perde pra Argentina e pro Chile.  Bom, pra Argentina a gente perde até no futebol, é ou não é? Quá! quá! quá!  Essa foi boa, hein?  Tá vendo aquela senhora entrando ali? Fala com ela.  Boa tarde.

- Por gentileza, me mandaram falar com a senhora.
- Faz favor, entra na fila.
- Mas que fila?! não tem fila nenhuma aqui.
- Puxa, não é que não tem mesmo!  Essa carta aí... isso infelizmente não é comigo não.  Fala com seu Almeida, aquele que tá saindo lá.

- Seu Almeida, ô seu Almeida! Seu Almeida, eu estou com essa carta aqui e queria...
- Olha aí, amigão, agora eu tô saindo pra uma inauguração.  Procura o Abelardo que ele te quebra esse galho. Abelardo, faz favor, atende o meu amigo aqui. Carinho especial com ele, hein, Abelardo, que esse aí é pedra noventa!

- Seu Abelardo, o negócio é o seguinte...
- Fica tranquilo, que eu já vou atender o senhor.  Faz favor de esperar ali na fila.

- A senhora é gerente?  Olha, eu estou aqui há quase uma hora, passando de fila em fila e ninguém me atende.  Precisa ser milionário ou estar armado pra ser atendido?  Eu só queria ...
- O senhor tá armado?!
- Não, eu só queria dizer que...
- Milionário o senhor não é, que se fosse o Almeida já tinha pegado o senhor. Não é falar mal dos colegas não, mas os outros gerentes só querem cliente VIP.  Mas vamos lá, qual o problema?
- É sobre essa carta aqui, falando em cadastro restritivo do SPC, CPC, CADIN, ETC. A senhora pode ver que tem até a palavra “etc”.  É muita ameaça, não é não? CADIN significa o quê?
- “Sr. Astronômio de Oliveira Correia. Rua da Consolação, 27, apartamento 306”. Pois é, Seu Astronômio. O senhor tem que pagar. E não dá pra tirar nem a multa.  Aí quem manda é o cedente.
- Mas eu só queria...
- Eu sei, mas não tem jeito.  Faz favor de entrar na fila do caixa. Aquele ali tá quase vazio, vai depressinha.  E obrigado pela preferência!
- Minha senhora, pelo amor de Deus, me escuta um instante.  Eu só queria dizer que meu nome não é Astronômio e eu nem sei onde fica essa tal Rua da Consolação.  Pra falar a verdade, eu achei esse envelope na rua. Como tem talão de cheques, documentos e essa cobrança... Eu só queria entregar ao banco, pra vocês localizarem o tal do Astrogênio ou que nome tenha esse infeliz!
- Bom, se é assim, o senhor queira desculpar.  Mas pode ficar calmo, aqui tudo se resolve rapidinho.  Aceita um cafezinho?
- Aceito...
- Então, faz favor, entra na fila.                              

2 comentários:

  1. ...se não tem fila a gente fica achando que o serviço não é bom. Semana passada eu fiquei na fila do hot-dog na praça, bem perto dali um vendedor dividia seu tempo somente com suas salsichas. Mas eu, na dúvida, fiquei na fila e ganhei uma azia ..
    Juliano Borges -

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto brilhante... a agilidade da narrativa nos dá a sensação de estarmos presentes na cena.... parabéns, Robério... grande abraço.... Alzimar Andrade

    ResponderExcluir